segunda-feira, 30 de março de 2009

São - paulino de verdade

Escrevi esse texto originalmente após a nossa eliminação na Taça Libertadores do ano passado. O encontrei perdido em uma de minhas gavetas, há alguns dias.
Não posto estas palavras com o intuito de "me fazer" maior ou melhor que outros torcedores, mas sim para contar o início desse louco amor por esse São Paulo Futebol Clube.





Me tornei torcedor do São Paulo Futebol Clube no dia 16 de dezembro de 1990. Era domingo, era o dia em que o Tricolor comemorava o seu 55º aniversário.
Seria uma data propícia para se escolher as cores do time que levaria pro resto da vida em meu coração. Seria, porque neste 16 de dezembro de 1990, o São Paulo perdeu a final do campeonato brasileiro para o maior rival.
Contrariando a lógica (pois qualquer garoto de cinco anos escolheria torcer para o time campeão) me apaixonei pelo São Paulo.
Em 1991 essa paixão se consolidou com os títulos Paulista e Brasileiro, e se transformou num amor fanático nos anos seguintes, com as conquistas de mais um Paulista, Recopas, Supercopa, Conmebol, Libertadores e Mundias.
Acostumei- me a ver vencedor o time das três cores que me encantou perdendo.
Após esse glorioso período, perdi as contas de quantas vezes sofri e chorei com os nossos fracassos. Dentre eles, os que mais me marcaram foram as derrotas para o Vélez Sarsfield em 1994 e para o Cruzeiro na trágica final da Copa do Brasil de 2000. Mas em momento algum o abandonei, aprendi que as derrotas, por mais que façam sangrar nosso coração, nos ensinam e nos fazem mais fortes.
O tempo passou, as lágrimas que rolaram pelo meu rosto secaram, as feridas que foram abertas em meu peito cicatrizaram e o São Paulo Futebol Clube voltou a ser o temido e respeitado São Paulo Futebol Clube. O Brasil, a América e o planeta voltaram a se curvar diante do maior do mundo.
Uma derrota, uma eliminação, a perda de um título importante ou mesmo um longo período sem grandes conquistas não abalaram e nunca vão abalar minha paixão incondícional pelo São Paulo FC. Jamais o abandonarei ou deixarei de cantar o quanto o amo, pois é isso que me torna um são- paulino de verdade.

Um comentário:

  1. É Ralph, mas 5x0 logo pra quem, é de matar... Tudo bem ta no começo do campeonato!!! Abraço

    ResponderExcluir